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domingo, 22 de janeiro de 2012

Os públicos de uma organização

Pois bem, já comentamos sobre muitos conteúdos aqui neste blog, mas ainda não citamos um fundamental: toda comunicação só ocorre se há preocupação com a relação entre determinada organização e seus clientes, fornecedores, colaboradores, terceirizados, etc, Como vocês sabem, as organizações possuem públicos de interesse e para que a mensagem seja transmitida corretamente nessa via de mão dupla, é necessário um conhecimento bastante aprofundado de quem é o público e o que a organização pretende em relação à ele.
Muitos autores preferem trabalhar com a denominação STAKEHOLDERS, um termo que foi criado para designar todas as pessoas ou empresas que, de alguma maneira, são influenciados pelas ações de uma organização, ou seja, o PÚBLICO-ALVO. Eu, particularmente, não tenho preferência por esse ou aquele nome, só acho que suas definições precisar estar bem entendidas.
Então,vamos por partes: logo no início do curso de Relações Públicas, minha concepção era públicos se dividem em interno (colaboradores), externo (clientes) e misto (fornecedores e terceirizados). Enfim, só depois de algum tempo tive a feliz oportunidade de ler as definições de Fábio França* sobre o assunto e percebi que meu conhecimento era praticamente nulo. Claro, não quero aqui submeter o prezado leitor a uma nova teoria, para tanto considero de mais fácil entendimento se eu pedir licença ao mestre no assunto para postar seus quadros explicativos: 

QUADROS DEMONSTRATIVOS DA CONCEITUAÇÃO LÓGICA DE PÚBLICOS

Dito e entendido isso (espero que esteja legível), vamos à conceituação de Stakeholders:
Pensando, então, nesta concepção de que Stakeholders são o público-alvo das organizações, percebo uma lista de pessoas envolvidas diretamente com a organização em relação às suas atividades. Claro, isso varia muito de acordo com o ramo de atividade e objetivo da organização: Colaboradores, acionistas, fornecedores, clientes, comunidade, governo. Ou seja, aqueles que possuem ligação direta e influenciada pela organização.

Por hoje é isso, espero sua sugestão!


* Fábio França é professor-pesquisador do Curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo. Fez mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação – Relações Públicas na ECA-USP. Cursou pós-graduação lato sensu em Relações Públicas na PUC/RJ. É licenciado em Filosofia pela Universidade de Mogi das Cruzes (SP) e tem formação de psicólogo pela Faculdade Paulistana de Ciências e Letras. É co-autor, com Sidinéia Gomes Freitas, do livro Manual de qualidade em projetos de comunicação. E.mail: ffranca@ajato.com.br.

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