Compartilhe

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

100 anos e 1000 ideias


Hoje, 30 de janeiro, estamos comemorando os 100 anos da profissão de Relações Públicas, fato que nos faz pensar que é, relativamente, uma profissão nova com esta denominação, mas tão antiga quanto andar para trás...

(Contribuição da Imagem Webster Moreira)


Só para entender, segundo explicação breve de Wikipedia,
“o primeiro Departamento de Relações Públicas, com essa denominação, criado no Brasil surgiu em 30 de janeiro de 1914. Pertencia à "Light" (The Light and Power Co. Ltda.), companhia canadense estabelecida no Brasil e concessionária da iluminação pública e do transporte coletivo da cidade de São Paulo (SP)”.

Por isso, #RP100anos
Enfim, muito antes disso Jesus Cristo já veio para ser o RP do Todo Poderoso, justificando o seu sacrifício em função do amor divino... isso é ou não é um ótimo RP celeste?? Só que na época, não tinha este nome, era só o Salvador mesmo. Aliás, é o que definitivamente um relações públicas é: um salvador das crises, um diagnosticador de situações e um planejador de ações.
Assim como um médico, RP existe para salvar alguém de alguma coisa, seja para prevenir ou para apagar o incêndio. Também na nossa profissão nos dividimos em áreas, alguns pendem para o planejamento, outros, para a sustentabilidade... eu, por exemplo, caí nas graças dos eventos corporativos (se você disse que RP é o cara que faz festinha, além de não entender nada, cortamos relações!)

Enfim, isso me lembra de porque estou na profissão desde 2006 (ainda na faculdade que só terminou em 2009). Na época, não escolhi RP, ela me escolheu como se pressentisse mais um instrumento da comunicação que agrega alguma coisa a alguém. Quando entrei naquela coordenação de Comunicação e um jornalista me disse que eu tinha perfil de RP, pensei: que ótimo, mas não tenho ideia do que é isso!

Bom, hoje eu sei, eu defendo e, mais do que isso, eu acredito na escolha feita. Ter encontrado nesta caminhada, pessoalmente, Margarida Kunsch e Roberto Simões vai muito além da emoção de um dia encontrar o Bono Vox (e olha que eu acho ele super bono!).


Mas afinal, o que é um RP? Para que ele serve? No post neste mesmo Blog feito em 18 de dezembro passado eu tentei responder sobre isso, espero que vocês compreendam. Eis o link pra não ficar pesquisando:

Pra finalizar e não ficar chato para hoje, vou falar um pouco mais sobre a profissão e suas funcionalidades durante todo o mês de fevereiro, fique a vontade para acompanhar! (Aceito sugestões...)



2 comentários:

  1. Sensacional!!! Curtir de mais o texto!!!!
    Gostei de mais da analogia que você fez com Cristo, foi sensacional mesmo!!
    Obrigado pela força!

    Foi um prazer conhecer você!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Webster, será sempre bem-vindo aqui!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição, para maiores informações, me envie um e-mail!