Compartilhe

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Santíssima Trindade em eventos formais

Já parou para observar que quando você chega numa solenidade com certa formalidade, como uma formatura, um congresso, um seminário, existe um detalhe que passa quase despercebido, mas que é fundamental? Sim, são as bandeiras... Indiferente da quantidade, elas são necessárias porque fazem parte de um protocolo formal para eventos.
Confesso, não é tão simples quanto parece organiza-las em uma ocasião, não basta colocar todas lado a lado e pronto. Há regras específicas para a disposição das mesmas e é disso que vamos falar agora:
Primeiro, pense comigo: em que país você está? Essa é a primeira dica para saber qual a bandeira a ser disposta primeiro... a partir dela, todas as outras. A Bandeira do Brasil, sempre está no centro, porque, definitivamente, ela deve ser o “centro das atenções” (trocadilho horrível, mas vale para a lembrança).


Se o seu evento terá número impar de bandeiras dispostas, tranquilo, Brasil no centro e não tem erro. Mas, se você dispor, por exemplo, 4 bandeiras, vamos a outra dica para saber onde ela estará: lembre-se do que você aprendeu na catequese (se não teve uma, viu isso em uma novela). Aula gratuita de religião: Santíssima Trindade – Deus Pai Todo Poderoso está no centro (entende-se aqui, Bandeira do Brasil). A sua direita, Deus Filho, o segundo mais importante e, à esquerda do Todo Poderoso, o Espirito Santo... confesso, não sou eximia conhecedora do assunto, mas o básico é como andar de bicicleta.
A mesma regra utilizada pela Santíssima Trindade se aplica às bandeiras... se você não tem um centro (disposição de bandeiras impares), qual o lugar mais importante? A direita do “centro imaginário”. Vou desenhar pra ficar mais simples:


Não, você não está maluco, para quem vê de frente, a Bandeira Principal está à esquerda, mas imagina que você está no centro delas e que a mais importante está à sua direita, não à direita de quem vê... complexo, mas nada que este desenho não deixe claro. É só lembrar da ordem de precedência da Santíssima Trindade.

Seguindo a linha de raciocínio do país q você está ser o mais importante... o que vem em segunda instância?? Sim, ponto para você que disse seu estado. Então, a ordem até agora é: Bandeira do Brasil, Bandeira (no meu caso) do RS. Sucessivamente, a terceira bandeira a ser disposta será a da sua cidade. Veja nas ilustrações para ficar mais simples:



Essa seria a forma mais simples para você dispor bandeiras em sua solenidade. Mas, se a instituição (empresa, universidade e afins) fizer questão de colocar seu representante lá, não se desespere, ela será a quarta na ordem de precedência e, voltando a questão bandeiras pares, ficaria desta forma:


Há ocasiões que dispõe-se muito mais bandeiras, mas vou me ater a uma explanação simples. Se você quiser saber mais a fundo, procure um manual de eventos, como este disposto no site PATRIOTISMO.ORG

Bom, mesmo que você não seja um organizador de eventos e não tenha a preocupação de dispor bandeiras em uma solenidade, na próxima formatura que for de um amigo ou parente preste atenção se elas estarão lá na ordem correta. Posso afirmar que, se nem lá tiverem, isso é uma falha grave de protocolo e deve ser punida. Com os símbolos nacionais ou regionais não se brincam. Aproveite aquele momento em que tá todo mundo esperando os formandos entrarem para ocupar seu tempo com alguma coisa diferente, pode até puxar assunto com a moça (o) bonita (o) ao seu lado e mostrar que tem conhecimento de algo, digamos, diferente.


Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua contribuição, para maiores informações, me envie um e-mail!