Compartilhe

domingo, 23 de fevereiro de 2014

100 anos e 1000 ideias - Parte IV

Para começar o quarto post referente à #RP100anos, pensei em falar sobre algo bem prático... onde estudar RP e se tornar um bacharel/profissional da área?
Pensando sobre isso, lembro-me de ter visto uma matéria no Guia do Estudante, publicada em janeiro deste ano, sobre os melhores cursos de RP no Brasil. Na lista, somente 1 universidade tem conceito 5 estrelas (USP), enquanto as outras 19, 4 estrelas.
 Entre os estados bem conceituados, o RS lidera com 6 disponibilidades de curso bem conceituadas (são 6, porque a UFSM aparece 2 vezes na lista), SP vem em seguida com 5 universidades. Depois, BA, PR, MG, GO e PB.



 Com isso, me perguntei... e a região norte, o RJ e o DF? E os demais estados do nordeste? Não temos boa formação de RP? Quase que inadmissível ter uma capital do país, com tanto político precisando melhorar a imagem, sem um bom curso de RP. Talvez seja por isso que o Congresso está como está...

Incomodada, fui pesquisar no site do Conselho Federal de Relações Públicas - Conferp, se temos alguma lista oficial de universidades brasileiras que disponibilizam o curso de Relações Públicas e não localizei nada sobre este assunto (Fica a dica para oferecer essa opção!) e fui, então, um a um dos sistemas Conrerp (regionais espalhadas pelo Brasil afora) tentar.

No site do Conrerp 2ª região (de SP e PR), muito bacana por sinal, tem uma lista de 25 universidades que oferecem o nosso curso no estado de São Paulo, enquanto temos mais 5 em todo o estado do Paraná, incluindo as melhores opções para estudar nos dois estados. Só nestes 2 estados são 30 opções, de graduação, para ficar bem claro (a pós vai ficar para o outro post).
Já no site do Conrerp 5ª região (AL/PE/RN/PB/CE/PI), a opção de cursos oferecidos nesta região já está na home. Ao todo, são 9 opções e o site disponibiliza o link direto para cada uma para maiores informações. O mais interessante é que tem duas opções de curso RP no Maranhão, que não faz parte desta região e sim da 6ª (falaremos logo abaixo)... vai entender J
Destes 9, temos 2 cursos no Maranhão, 2 em Pernambuco, 1 no Piauí, 1 na Paraíba, 1 em Alagoas, 1 no Rio Grande do Norte e 1 no Sergipe. Faço aqui um adendo dizendo que achei muito prático, simples e direto este site do Conrerp 5ª Região, fica o elogio!
Para o Conrerp 6ª região (AC/AP/AM/DF/GO/MA/MT/MS/PA/RO/RR), são 10 opções, ressaltando que o Acre, Rondônia, Roraima e Mato Grosso do Sul não tem nenhum curso de RP disponível.
Conrerp 1ª região (RJ), 3ª região (MG/ES) e 4ª região (RS/SC) não disponibilizam cursos de RP em seus sites para suas áreas.
Já o Conrerp 7ª região (BA/SE) nem site tem, somente uma fanpage. Mas bem entendível, já que foi a última a ser criada.


Engraçado (e bem duvidoso) que no mesmo Guia do Estudante que disponibiliza as 20 melhores opções de estudo em RP (na forma graduação), tem outro conteúdo sobre onde estudar, de forma generalizada e com conceituação de 3 a 5 estrelas. Ou seja, as ruins mesmo, nem entram na lista. A página é confusa e não muito estimuladora, mas me dei o trabalho de separar e contar...
São as 40 opções no guia:
·    1 opção no Al Maceió Ufal Comun. Soc. (rel. públ.).
·   2 opções no AM Manaus Ufam Comun. Soc. (rel. públ.), Manaus Ciesa Comun. Soc. (rel. públ.)
·  4 opções na BA Salvador Uneb Comun. Soc. (rel. públ.), Unifacs Comun. Soc. (rel. públ.), Lauro de Freitas Unibahia Comun. Soc. (rel. públ.). Salvador UCSal Comun. Soc. (rel. públ. com ênf. em mkt.).
·    1 opção no DF Taguatinga Fac. Anhanguera de Brasília.
·    1 opção em GO Goiânia UFG Comun. Soc. (rel. públ.).
·    1 opção no MA São Luís UF MA Comun. Soc. (rel. públ.).
·    2 opções em MG Belo Horizonte PUC Minas n/i, UFMG Comun. Soc. (rel. públ.).
·    1 opção em MT Várzea Grande Univag Comun. Soc. (rel. públ.) n/i.
·    1 opção no PA Belém Iesam Comun. Soc. (rel. públ.).
·    1 opção na PB João Pessoa UFPB Comun. Soc. (rel. públ.).
·    2 opções em PE Recife Unicap Comun. Soc. (rel. públ.), Recife Esurp Comun. Soc. (rel. públ.).
·   3 opções no PR Londrina UEL Comun. Soc. (rel. públ.), Curitiba PUCPR Comun. Soc. (rel. públ.), UFPR Comun. Soc. (rel. públ.).
·   1 opção no RJ Rio de Janeiro Uerj Comun. Soc. (rel. públ.).
·  9 opções no RS Porto Alegre PUCRS Comun. Soc. (rel. públ.) Caxias do Sul UCS Comun. Soc. (rel. públ.). novo Hamburgo Feevale n/i. Porto Alegre UFRGS Comun. Soc. (rel. públ.). Santa Cruz do Sul Unisc Comun. Soc. (rel. públ.). Santa Maria UFSM Comun. Soc. (rel. públ.). São Leopoldo Unisinos, Canoas Ulbra Comun. Soc. (rel. públ.). Ijuí Unijuí Comun. Soc. (rel. públ.).
·   1 opção em SC Itajaí Univali.
·   9 opções em SP São Paulo USP Comun. Soc. (rel. públ.) Bauru Unesp Comun. Soc. (rel. públ.). Campinas PUC-Campinas. São Paulo Cásper, Bauru USC Comun. Soc. (rel. públ.). Santos Unisantos Comun. Soc. (rel. públ.) n/i. São Bernardo do Campo Metodista, São Paulo Belas Artes, Sorocaba Uniso Comun. Soc. (rel. públ.). Taubaté Unitau

Vale lembrar que esta lista não é oficial, são as consideradas pelo Guia do Estudante como as “aceitáveis”, uma vez que são 3, 4 ou 5 estrelas no conceito geral. Deve ter muito mais por aí que sequer tem uma divulgação (o que me faz questionar muito para um curso de RP que estimula a defesa de imagem).
Concluindo, contei contei e não sei sinceramente a quantidade de universidades que oferecem a graduação em RP e nem onde. Mundo ideal seria ter um lugar onde a gente possa indicar para os interessado nesta graduação que possa ser possível escolher e ingressar.
De toda forma, acho que essas informações já ajudam!
  
Próximo post, mais  #RP100anos !


3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa e pelo tempo que dedicou a fazer uma pesquisa que, obviamente, devia ser o quotidiano de muitos colegas - os que estão nos Conrerps, os que estão no Conferp, os que estão nas ABRPs, nos Sinprorps e Fenaprorp da vida. Segundo a documentação que acompanhou as novas diretrizes (2o. semestre de 2013), foram citados 107 cursos de RP no país (no Rio, por exemplo, faltou a citação do curso da FACHA, que é um bom curso). Quando estive reunido com vários docentes em Campinas, há três semanas, alguém informou que, no momento, são 106, pois um deles deixou de formar turma neste semestre. Fica a dica da Juliana Müller, que reforço, do Sistema Conferp-Conrerp manter esta informação atualizada "na ponta da língua". Afinal, é dos egressos dos cursos de bacharelado que depende o crescimento da base de registrados - e o consequente desenvolvimento da atividade de fiscalização que lhe compete.

    ResponderExcluir
  2. Jú, mais uma vez meus parabéns pelo seu brilho!! Sua pesquisa foi incrível... Se tratando do sistema Conferp-Conrerp, na verdade, sem comentários... Ainda tem muito que ser feito!! Obrigado por você fazer!!!
    Beijão guria!

    ResponderExcluir
  3. Marcondes e Webster! Muito bacana receber o incentivo de vocês Este trabalho é feito com muito carinho, mesmo q de forma bem amadora...

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição, para maiores informações, me envie um e-mail!