Compartilhe

domingo, 18 de dezembro de 2011

As lendas da comunicação brasileira

Olá, colegas, voltamos às atividades...
Dando continuidade aos assuntos da comunicação, me surgiu uma dúvida: alguém algum dia já fez uma lista TOP 8 em se tratando de comunicadores brasileiros?? Acho que já, mas vou fazer a minha:
8. ASSIS CHATEAUBRIAND - Todo aluno de comunicação houve 200 vezes esse nome durante o curso.  Pernambucano, foi jornalista e político, é imortal na Academia Brasileira de Letras e o grande criador do Museu de Artes de SP (MASP). Fundou os Diários Associados que durante décadas exerceu influência na política nacional.
7. FLÁVIO CAVALCANTI - quem tem mais de 40 anos (fui legal agora) lembra bem dele... o criador do bordão "Um instante, maestro" era considerado o "senhor dos domingos" da televisão, nos anos 60. O programa levava o seu nome e era veiculado pela extinta TV Tupi.

6. CARLOS LACERDA - morreu em 1977, mas a história dele tem muito a contar... jornalista carioca, líder do Partido Comunista, fundou em 1949 a Tribuna da Imprensa, que manteve marcação cerrada contra o então presidente, Getúlio Vargas. tentou impedir a posse de JK e foi um dos principais líderes civis do movimento que derrubou João Goulart em 1964. O cara definitivamente não era fraco.
5. HEBE CAMARGO - a senhorinha do sofá... Acho que ela começou quando alguém uns anos atrás gritou "Independência ou Morte"... depois disso, a Hebe engrenou, cantou, atuou e se consagrou a apresentadora do sofá.

4. JOSÉ BONIFÁCIO DE OLIVEIRA SOBRINHO - Boni é o cara do padrão Globo de qualidade. Lançou um livro recentemente que conta histórias inéditas da sua vida pessoal e profissional. Pra quem se interessa, tá acessível, R$ 29,90 no Submarino.
3. ROBERTO MARINHO - o tão conhecido "dono e proprietário" da Rede Globo tem seus méritos e minha consideração, afinal ele ocupa a cadeira de número 39 na Academia Brasileira de Letras. Herdou o Jornal O Globo em 1925 e da lá para cá, só engrenou...

2. CHACRINHA - e já diria o velho guerreiro: "quem não se comunica, se trumbica". Isso é fato... com suas chacretes de bumbum avantajado e considerado padrinho de 287% dos artistas brasileiros, o pernambucano que usava buzina pendurada no pescoço costumava entregar o famoso troféu abacaxi.
1. O Top dos tops, SILVIO SANTOS - não tem pra ninguém, ele é único e insubstituível... Impressionante como um cara que começou como camelô, foi animador e radialista. O poder de persuadir as pessoas o fizeram ter o Baú da Felicidade e afins... as pessoas compram uma marca Silvio Santos.

Obviamente, há muitos outros nomes, mas na minha escala, estes 8 estão valendo, pela contribuição ao país como líderes, empreendedores e visionários.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua contribuição, para maiores informações, me envie um e-mail!