Compartilhe

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Sobre o Twitter... (Por Cris Magno)

Então, dando sequencia aos posts colaborativos, hoje a participação especialíssima é da minha querida Cristiane Magno, radialista e formanda em Comunicação Social - Jornalismo pela Ulbra. Comentarista de esportes da Rádio O Sul. Apaixonada por futebol, comunicação digital e chocolate. Grande pessoa e com um assunto muito pertinente:

A informação em 140 toques
Com a popularização do Twitter no Brasil, as redes sociais começaram a agregarem-se ao jornalismo contemporâneo. Parte da rotina de grande parte da população, o microblog é o serviço online que ganhou mais adeptos nos anos de 2008 e 2009, são mais de cento e cinqüenta mil perfis cadastrados. Com tantos usuários, o site revolucionou a forma como as pessoas trocam informações na rede.
O Twitter é identificado como um ambiente propício para a difusão de informações, através dele são postadas na rede as informações que os usuários consideram que podem ser relevantes aos seus seguidores. Nos últimos anos o site passou a ser usado mais para caráter informativo do que para o uso conversacional. Busca o uso do Twitter aquele que busca informações ou que têm alguma informação a ser repassada.
Os novos modelos de aparelhos móveis, como celulares e tablets, são peças fundamentais para a popularização das notícias na rede social. O jornalismo faz uso dessas tecnologias em coberturas que requerem maior dinamismo e mais objetividade.
A liberdade no uso dos tipos de linguagem no Twitter contribui para o uso de caráter jornalístico.  Ainda se faz útil também na troca de links e na possibilidade de criar conversas online, caracterizando o jornalismo interativo.
As redes sociais passam a fazer parte da rotina de um grande volume de pessoas justamente pelo fato de buscarem informar algo que está ocorrendo. Até as empresas jornalísticas mais tradicionais recorrem a estas mídias para informar seu “cliente” em tempo real. Isto agrega dinamismo à notícia e ainda aproxima o público dos canais de informação. Agora não precisa mais esperar até a hora do noticiário ou o dia seguinte para ter o jornal em mãos, basta conectar-se ao Twitter.

Obrigada Cris, sempre boa colaboração!

Continuamos na próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua contribuição, para maiores informações, me envie um e-mail!