Compartilhe

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Marketing

Dando sequência, vamos falar de um assunto que me interessa muito: marketing. A palavra tem sido bastante utilizada nos últimos anos, mas o conceito ainda é discutível. Segundo Philip Kotler, “marketing é um processo social através do qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores com outras pessoas”. Significação complicada, prefiro o que diz Theodore Levitt, “Marketing e obter e manter clientes.”

Muitas pessoas confundem marketing com propaganda, mas definitivamente é muito mais do que isso. A propaganda é parte deste todo, e consequentemente, uma coisa está relaciona com a outra. Marketing está em tudo, e, tentando segmentar um pouco, eis algumas diferenças:

Marketing pessoal: É a utilização do Marketing Mix ou Composto de Marketing para a geração de interesses ou preferências em relação a um determinado indivíduo.

Marketing social: Marketing para causas sociais: estratégia de posicionamento que associa uma empresa/marca a uma causa social visando agregar valor à marca e estimular as vendas.

Marketing politico: Emprego das ferramentas do marketing a fim de posicionar o candidato. Destacam-se a pesquisa de mercado eleitoral, o planejamento do conceito do candidato as estratégias a serem aplicadas, a mídia a ser utilizada e a organização geral da campanha.

Marketing interno (o chamado "endomarketing"): É o Marketing que tem como objetivo o público ou o ambiente interno de uma organização

Marketing institucional: Atividades empreendidas para criar, manter ou alterar as atitudes e comportamentos dos clientes- alvo para com uma organização.

Marketing de mercado: Marketing efetuado através de propaganda em vários tipos de mídia que interagem diretamente com os consumidores, geralmente solicitando a eles que apresentem uma resposta direta. Em outras palavras;;; vendas!

Marketing de massa: Abordagem de marketing que visa atingir todos os consumidores de maneira única.

Marketing cultural: e a ferramenta utilizada para agregar valor à imagem de empresas que proporcionam recursos monetários, intelectuais e morais, para a execução de projetos culturais, pertinentes à sociedade.

Marketing ambiental: está voltado para causas ambientais. É o estudo dos aspectos positivos e negativos das atividades de marketing em relação à poluição, ao esgotamento de energia e ao esgotamento dos recursos não renováveis.

Acredito que estes sejam os principais tipos de marketing, para saber mais, procure por Kotler.

Falamos mais na próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua contribuição, para maiores informações, me envie um e-mail!