Compartilhe

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Interior é Dentro!

Ainda pensando na questão dos estudos para o concurso da ASCAR/RS, me chamou atenção outro conceito que talvez seja óbvio ou (por que não?) simples. A diferença entre comunicação interna e endomarketing é sutil, mas precisa ser muito bem definida. Acho que nunca tinha refletido sobre o assunto a fundo, os conceitos se entrelaçavam e, por fim, compreendia por uma importância só.
Enfim, vamos a diferenciação clara:

COMUNICAÇÃO INTERNA – como o próprio nome diz, está voltada para o público interno, até aí, tudo bem, mas entendamos como se fosse um elo (de ligação) em todas as atividades da organização. Essa comunicação se dá através de instrumentos formais e informais, cujos primeiros são as manifestações oficiais de acordo com as normas e regras preestabelecidas. Já os informais podemos considerar o contato face a face, em outras palavras, a boa e velha “rádio peão”.

ENDOMARKETING – diferente da comunicação interna, que visa informar e estabelecer relação com o público interno da organização, o endomarketing é um trabalho de marketing realizado com este público, visando melhorar o nível de informação e comunicação com os colaboradores, desenvolvendo interatividade, personalização e impacto sensorial. Procura motivar a produtividade desses colaboradores para obter comprometimento deles junto à organização.
Isso significa que o endomarketing alimenta técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos, porque antes de vender um produto/serviço para um cliente, a empresa precisa convencer o seu colaborador da credibilidade e utilidade do que está oferecendo.
Contido, as grandes questões a serem refletidas no setor de endomarketing é: “os funcionários estão felizes? Até que ponto isso influencia no clima organizacional e na qualidade dos produtos/serviços oferecidos pela empresa?”

Colaboradores insatisfeitos com as condições de trabalho e qualidade dos produtos/serviços fazem contra-propaganda. Justamente por esta razão, o endomarketing é uma atitude estratégica que visa dar aos funcionários uma noção da importância de um serviço orientado para atender a clientela, fazendo-os ter mais capacidade de responder dúvidas que surjam dentro da organização. Com isso, o endomarketing acarreta envolvimento, comprometimento, valorização e qualificação do colaborador, que acaba assumindo mais responsabilidades e toma iniciativas.
Concluindo: Funcionário envolvido, motivado e comprometido conquista o público externo e a organização fica satisfeita.

Então, fica a dica, antes de oferecer até mesmo um cinzeiro de plástico a um fumante, certifique-se que entre seus colaboradores não há somente adeptos da campanha Brasil Sem Cigarro do Dráuzio Varella.

Até a próxima postagem, com mais conceitos pesquisados em função do concurso... outra dica, se você se inscrever em alguma prova desse tipo, faça valer pelo menos a taxa de inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua contribuição, para maiores informações, me envie um e-mail!