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domingo, 20 de novembro de 2011

Manual de pequenas significações

Tenho a impressão de que me esqueci de falar de algo bem importante: os termos comunicacionais... volta e meia percebemos os profissionais usando termologias específicas como se todas as pessoas fossem obrigadas a saberem o significado. Eu, por exemplo, não fico nada satisfeita quando levo o computador para o conserto e o técnico me diz: “o problema está no cooler que fica dentro da fonte...” E eu pergunto: e aí? Vai funcionar? Assim também é na comunicação, nem percebemos, mas usamos tanto quanto os demais profissionais.
Tentemos listar os mais comuns:
Stakeholders (começo por esse porque já usei em post anterior) – a grosso modo, esse termo designa uma pessoa, grupo ou entidade com legítimos interesses nas ações e no desempenho de uma organização. Costumo dizer que são os públicos-alvos das organizações, os diretamente envolvidos e que fazem parte de um todo.
Feedback (famoso que só ele) – o feedback nada mais é do que o retorno da informação, ou, para muitos, só retorno. Pode ser encarado como um processo de fornecimento de dados de uma pessoa (ou grupo) para outra, ajudando-a a melhorar seu desempenho no sentido de atingir seus objetivos. È também uma forma de comunicação que auxilia uma pessoa (ou grupo) a atender como sua atuação está afetando outras pessoas ou grupos.
Briefing (o tão conhecido pedido interno de trabalho) - O processo de briefing ocorre todas as vezes que uma informação vai de um ponto para outro – ou seja, de uma pessoa para outra, de uma empresa para outra – e seu propósito é assegurar a passagem da informação correta entre todos os pontos. O briefing é uma construção das ideias essenciais que o contratante fornece ao contratado, a fim de que não se perca no caminho nenhuma informação importante que deva estar presente no trabalho final, seja um anúncio, uma inauguração, um evento.
Diagnóstico e Prognóstico (se você já foi ao médico, sabe o que é!) – Saber qual o diagnóstico de uma organização é saber qual a sua situação em relação aos seus públicos, à concorrência e aos problemas que pode estar enfrentando. È identificar os aspectos positivos e negativos da mesma e conhecer as ameaças e oportunidades em relação a ela. Consequentemente, o prognóstico são as alternativas que podem vir a melhorar a situação atual da organização. Costumo dizer que uma boa pergunta que define o prognóstico é: “Como será o amanhã?”
Release (o melhor amigo do jornalista) – simples e direto, é um comunicado de imprensa emitido para a mídia, imprensa antes da notícia completa, em outras palavras, uma prévia do que está por vir.
Planejamento estratégico – é um processo gerencial que está relacionado à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e sua execuação, levando em conta os fatores internos e externos da organização e o desenvolvimento esperado. Tem a pretensão de antecipar o futuro da organização á longo prazo e, de forma geral, consiste em saber o que e como deve ser executado na tomada de decisões. 
Checklist – é uma lista de verificação que pode ser elaborada para verificar as atividades já efetuadas ou ainda para as que forem realizadas. É ela quem define também as etapas e recomendações a serem seguidas em um processo organizacional. Justamente por isso, funciona como um guia de ações.
Press Kit - traduzindo grotescamente, significa enve­lope de imprensa (press — imprensa e kit — envelope). No dia-a-dia das assessorias de imprensa, trata-se realmente de um envelope (ou uma pasta) contendo fotos e textos sufi­cientes para o jornalista que o recebe ter condições para editar até uma página sobre determinado assunto, com a finalidade de divulgar o alnçamento d eum produto, inauguração, etc.

Vou me antecipar e falar que aqui não está nem um terço dos termos utilizados na comunicação, mas se fosse colocar todos, precisaria de uns oito posts, no mínimo. Então, peço desculpas de faltou algum importante, eu lembrei estes. Mas, se acharem que não coloquei algum essencial, será postado na sequência.

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