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quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Os profissionais de comunicação

Chega de blablabla e vamos ao que interessa:

Parece meio óbvio, mas não posso começar a falar de comunicação sem citar o básico – afinal, que é comunicação? Segundo nosso amigo Aurélio, é um processo que envolve a transmissão e a recepção de mensagens entre uma fonte emissora e um destinatário receptor, no qual as informações, transmitidas por intermédio de recursos físicos (fala, audição, visão, etc.) ou de aparelhos e dispositivos técnicos. Ou seja, alguém fala, alguém escuta, todos discutem.
Dentro deste conceito, lembro de quando comecei a faculdade de comunicação em 2004, se falava muito das especificações da comunicação e suas abordagens. Não tinha ideia de que era tão amplo, mas me decidi pelas relações públicas após longa conversa com o coordenador geral na época. Enfim, entre tantas coisas, saí de lá sabendo o que precisava saber, para começar a entender a comunicação:
De forma geral, as habilitações na área são 4 – Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Marketing, este último bastante discutível, mas veremos adiante. Sobre estas áreas, podemos dizer o seguinte:
Jornalista:
Sua principal função é informar com clareza a veracidade dos fatos, mas também administra a informação, onde as mensagens estejam voltadas para um mesmo objetivo, que são a credibilidade e a boa imagem da organização. Contudo, não é ele que constrói esta credibilidade, feita por outro profissional (RP). O papel do jornalista em relação a isto é divulgar, informar através dos meios e veículos de comunicação. Contudo, podemos dizer que o jornalista tem como fim específico a difusão objetiva de fatos através da informação e interpretação dos acontecimentos que são notícia.
Publicidade e Propaganda:
A propaganda tem como objetivo a difusão de ideias e doutrinas através da sugestão emotiva que busca, de certo modo, coagir o receptor. Ou seja, pode estar ligada a uma marca empresarial ou ao consumo. Já a publicidade, é de cunho comercial. Atinge direta e indiretamente os consumidores, persuadindo-os com o objetivo de obter lucro frente aos concorrentes, na venda de produtos e serviços.
Relações Públicas:
Responde pela comunicação integrada nas organizações, pois exerce a função política dentro dela. Está diretamente ligado à opinião pública. Este profissional é capacitado para coordenar o processo de comunicação uma vez que sua atividade estabelece e mantém canais mútuos entre os públicos e a instituição. Tem como objetivo criar um clima de cordialidade e a construção de imagem positiva de uma pessoa, serviço ou empresa. Entre suas atividades, destaca-se: a informação de caráter institucional entre a entidade e o público, através dos meios de comunicação; a coordenação e planejamento de pesquisas da opinião pública, para fins institucionais; a planejamento e execução de campanhas de opinião pública.
Marketing:
Dentre as áreas da comunicação, pode ser desempenhado por profissionais de relações públicas ou publicidade e propaganda, levando em conta suas capacidades e atribuições. Porém, há instituições que encaram a função do marketeiro como algo diferenciado, justificado pela visão ampla de negócio. O marketing possibilita um estudo da concorrência, assim como da organização, sempre conectado com seu público e com o mercado. Seu objetivo é fazer com que a empresa ocupe o lugar de liderança no mercado, atendendo as necessidades e os desejos dos consumidores e se mantendo na posição alcançada.
Exemplificando, tá no youtube:
Dito isto, percebe-se porque eu escolhi as relações públicas: planejamento, execução, contato com públicos... enfim, uma soma de atividades para a construção da (boa) imagem de uma organização ou pessoa.

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